Esportes

O que não poderia faltar eram os esportes!!!

As regras das principais modalidades do nosso querido InterUFG, futsal, vôlei, basquete e handebol, seguem logo abaixo. Como são várias, vamos falar só das que realmente nos interessam (detalhes como atribuições dos árbitros, dimensionamento da quadra e esse tipo de coisa não nos é interessante...)

Leiam com atenção e preparem-se, porque o inter está aí!!!



Futsal:

As equipes

Uma equipe de futsal é composta por cinco jogadores, dentre os quais um é o goleiro. Não se pode começar uma partida sem que as duas equipes tenham pelo menos quatro atletas e, caso uma das equipes fique reduzida a três jogadores, a partida é interrompida.

As regras

Para se acompanhar uma partida de futsal, é necessário conhecer algumas regras básicas que diferem das do futebol de campo:
  • a) do jogo
    durante a partida, cada equipe poderá fazer um número ilimitado de substituições, desde que avise antes ao anotador;
    é permitida a troca de posições entre o goleiro e um jogador qualquer, desde que autorizada pelo árbitro;
    a duração de um partida é de 40 minutos de jogo, divididos em dois tempos de 20. O cronômetro é parado cada vez que a partida é interrompida. O pedido de tempo, que pode ser feito pelo técnico ou pelo capitão, paralisa a partida por um minuto;
    cada equipe tem direito a dois pedidos de tempo por período;
    caso termine um dos períodos antes da cobrança de uma penalidade máxima, o tempo é prorrogado até a sua execução (quando o goleiro defender ou a bola bater na trave e retornar ou ultrapassar a linha de fundo, o tempo acaba).
  • b) das faltas
    lançar-se pelo solo, projetando os pés na direção do adversário, na disputa pela bola – o chamado carrinho – é considerado falta;
    demorar mais de quatro segundos para repor a bola em jogo é falta e a posse de bola é concedida à equipe adversária;
    o atleta que cometer cinco faltas está automaticamente desclassificado e poderá ser substituído;
    o sistema de punições com os cartões amarelo e vermelho é igual ao do futebol de campo;
    quando um jogador é expulso, sua equipe permanecerá com um jogador a menos por dois minutos, a menos que, antes do término desse período sofra um gol, quando poderá efetuar a substituição imediatamente;
    a partir da sexta falta coletiva em cada período, não será permitida a formação de barreira em cobranças de falta do adversário e não poderá haver nenhum atleta entre a bola e a linha do gol, com a exceção do goleiro (caso um jogador da equipe infratora invada esse espaço, o árbitro deverá puni-lo com o cartão amarelo e mandar que se repita a cobrança; caso o jogador seja da equipe beneficiada, a posse de bola passará para a equipe adversária).
  • c) dos arremessos
    a bola lançada pelo goleiro com as mãos não poderá atravessar o meio da quadra antes de tocar no solo ou em algum jogador; caso isso ocorra, será anotado tiro livre indireto para a equipe adversária, cobrado do pequeno círculo central;
    o arremesso lateral deverá ser cobrado com os pés, do exato lugar em que a bola tiver saído pela linha lateral;
    o arremesso de canto também é executado com os pés, do vértice formado pelas linhas da quadra;
    não será anotado o gol que seja feito de qualquer arremesso, a menor que a bola seja tocada por algum jogador que não seja o goleiro;
    também não será válido o gol decorrente de um tiro livre indireto, a menos que a bola seja tocada por um jogador, inclusive o goleiro.
  • d) mudanças
    os gols resultantes de tiros de dentro da área são válidos;
    ao goleiro é permitido sair da área, desde que ele receba a bola fora da área e a conduza com os pés;
    para dar mais agilidade ao jogo, a bola ficou mais leve e maior.



Vôlei:

Composição das equipes

Uma equipe é constituída de no máximo 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico e um médico.
Um dos jogadores é o capitão da equipe e como tal deve estar indicado na súmula do jogo.
Cada equipe tem a opção de registrar, entre seus jogadores, um (1) jogador especializado em defesa "Líbero".
Somente os jogadores registrados na súmula podem entrar na quadra e participar do jogo. Após o capitão da equipe e o técnico terem assinado a súmula, o registro dos jogadores não pode mais ser mudado.

Faltas no jogo

Toda ação de jogo de uma equipe contrária a estas Regras ou que resulte em sua violação é uma falta de jogo e deve ser apitada por um dos árbitros. Os árbitros julgam as faltas e determinam a penalização conforme estas Regras.
- Se duas ou mais faltas são cometidas sucessivamente, somente a primeira é considerada.
- Se duas ou mais faltas são cometidas simultaneamente, por dois adversários, considera-se uma FALTA DUPLA e o rally é repetido.

Conseqüências de uma falta
A conseqüência de uma falta é a perda do rally. O adversário da equipe que cometeu a falta ganha o rally com uma das seguintes conseqüências:
- Se a equipe adversária efetuou o saque, esta marca um ponto e continua a sacar;
- Se a equipe adversária recepcionou o saque, esta marca um ponto e ganha o direito de sacar ;

Para vencer um set

Um set (exceto o decisivo - 5º set) é vencido pela equipe que primeiro conquistar 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos. No caso de um empate em 24-24, o jogo continuará até que uma das equipes consiga uma vantagem de 2 pontos (26-24, 27-25,...).


Para vencer um jogo

Um jogo é ganho pela equipe que vencer três sets. Caso haja empate 2-2 em sets, um set decisivo (5º) é jogado em 15 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos.


Posições

No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada equipe deve estar posicionada dentro da sua própria quadra (exceto o sacador) conforme a ordem de saque.
As posições dos jogadores estão assim numeradas:
- Os três jogadores colocados ao longo da rede formam a linha de ataque e ocupam as posições 4(ataque - esquerda), 3(ataque - centro) e 2(ataque - direita).
- Os outros três jogadores que formam a linha de defesa ocupam as posições 5(defesa - esquerda), 6(defesa - centro) e 1(defesa - direita).
- Cada jogador da linha de defesa deve estar posicionado mais afastado da rede que o jogador correspondente da linha de ataque.
As posições dos jogadores são determinadas e controladas de acordo com a colocação de seus pés no solo, como segue (Diagrama 4):
- Cada jogador da linha de ataque deve ter, pelo menos, uma parte de seu pé mais perto da linha central que os pés do jogador correspondente da linha de defesa;
- Cada jogador lateral direito (ou esquerdo) deve ter, pelo menos, parte de seu pé mais próximo da linha lateral direita (ou esquerda) que os pés do jogador do centro da sua linha.
Após o saque ser realizado, os jogadores podem se deslocar e ocupar qualquer posição dentro da sua própria quadra e na zona livre.


(em edição)